Foto: João Gabriel
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) realizou, na quinta-feira (18 de junho), uma reunião de alinhamento com encarregados e encarregadas da autarquia para apresentar as diretrizes da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1). A norma estabelece orientações para a gestão da saúde e segurança no trabalho e, além disso, passou a ampliar a atenção aos fatores psicossociais no ambiente profissional.
Durante o encontro, gestores e servidores participaram de um momento de capacitação voltado à prevenção de riscos ocupacionais. Além disso, a programação abordou temas relacionados à saúde mental, ao combate ao assédio e à segurança nas atividades executadas diariamente pelas equipes do departamento.
Na abertura da reunião, a diretora-geral do Demlurb, Franciane Pavão, ressaltou a importância de preparar as lideranças para as mudanças previstas pela norma. Segundo ela, a iniciativa também contribui para fortalecer uma cultura organizacional voltada ao cuidado com os trabalhadores.
De acordo com a diretora, a implementação da NR-1 reforça a valorização das pessoas dentro do departamento. Além disso, ela destacou que o cuidado com a saúde física e mental dos servidores, aliado à promoção de ambientes respeitosos e às ações preventivas, contribui para a qualidade de vida dos trabalhadores e para a prestação dos serviços à população.
Programação abordou saúde mental e prevenção ao assédio
A capacitação contou ainda com a participação do diretor operacional do Demlurb, Ricardo Evaristo, que apresentou os impactos da norma na rotina operacional da autarquia.
Em seguida, a psicóloga do Demlurb, Maryene Conceição de Paula, falou sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Além disso, ela destacou fatores psicossociais que podem influenciar diretamente o bem-estar dos servidores.
Posteriormente, a subsecretária de Gerenciamento Estratégico e Valorização de Pessoas da Secretaria de Recursos Humanos, Vitória Gouveia, ministrou uma palestra sobre prevenção ao assédio moral e sexual. Durante a apresentação, ela também abordou formas de acolhimento e os canais institucionais disponíveis para denúncias.
Uso correto de EPIs também esteve entre os temas
Encerrando a programação, o técnico de Segurança do Trabalho do Demlurb, Carlos Antônio, destacou a importância da utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, ele reforçou medidas voltadas à prevenção de acidentes durante a execução das atividades.
A NR-1 estabelece diretrizes gerais relacionadas à saúde e à segurança no trabalho. Dessa forma, a norma orienta a identificação, a avaliação e o controle dos riscos ocupacionais. Recentemente, as atualizações ampliaram a atenção aos fatores psicossociais e reforçaram a necessidade de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e respeitosos.
Com a realização da capacitação, o Demlurb reforça o compromisso com a prevenção, a valorização dos servidores e a promoção de condições de trabalho adequadas para suas equipes.